Escola
Municipal Antenor Balarotti.
Educação
Infantil e Ensino Fundamental.
PROJETO:
RESGATANDO O PRAZER DE LER E ESCREVER ATRAVÉS DE FÁBULAS.
“Leitura, antes de mais nada, é estímulo, é
exemplo”
Ruth
Rocha
Identificação:
-Alunos
do 5º ano do período matutino.
-Disciplina:
Português
Tempo
estimado:
Duas
semanas aproximadamente.
Justificativa:
Este
projeto justifica-se pela necessidade de promover a leitura em todos
os segmentos da escola, de modo que, também, o aprendizado da língua
escrita aconteça prazerosamente. Torna-se relevante investigar,
entender e discutir assuntos relacionados aos diversos gêneros
textuais fazendo uso da língua portuguesa culta e auxiliar na
construção e aprimoramento textual.
O
ambiente escolar é o lugar onde a criança tem a possibilidade de se
apropriar do conhecimento científico através de diferentes
metodologias. Sendo assim, esse projeto dará a oportunidade ao aluno
de trabalhar com tecnologias inovadoras: a informação digital e a
internet.
Pretende-se direcionar a criança a gostar de “ler”
e entender as várias formas de interpretações que um texto pode
transmitir e assim, conscientizá-la de que a leitura não se faz só
de palavras. Dentre os variados tipos de textos existentes na
sociedade, é possível formar opiniões, as quais constroem e
solidificam a base do conhecimento do aluno.
É
por acreditarmos que, através da leitura e escrita, formamos homens
de bem, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres,
desenvolveremos este projeto, também na expectativa de propiciar a
criança, as superações de suas dificuldades promovendo subsídios
para ampliação da leitura do mundo.
Objetivo
Geral:
- Proporcionar de maneira lúdica o gosto pela leitura facilitando a interpretação e a compreensão de diversos tipos de textos que circulam na sociedade.
Objetivos
específicos:
-
Promover o gosto pela leitura;
-
Incentivar o uso do recurso tecnológico para fins de aprendizagem;
-
Desenvolver estratégias de leitura/produção de texto e hipertexto;
-
Estimular a leitura prazerosa através das atividades lúdicas;
-
Oferecer novos subsídios na leitura de textos diversificados;
- Produzir textos a partir das
leituras e discussões promovidas na sala de aula;
-
Incentivar o prazer pela leitura auxiliando os alunos na
interpretação textual;
- Inserir o aluno no conhecimento da comunicação em
rede social através da internet, apropriando dos meios tecnológicos;
-
Desenvolver atividades que proporcionem o despertar do gosto pela
leitura de forma agradável tendo a informática como suporte;
-
Possibilitar uma forma prazerosa de explorar em sala de aula as
narrativas por meio do gênero história em quadrinhos e
dramatizações;
-
Despertar a curiosidade pela leitura em sites recomendados e aprender
a criar blog;
Desenvolvimento
Metodológico:
-
Na primeira aula os alunos serão levados no laboratório de
informática e a professora lhes apresentará o projeto solicitando
que acessem o site: www.youtube.com
para que assistam aos vídeos “A menina que odiava os livros” e
“A importância da leitura”.
-
Após, todos farão leitura silenciosa e coletiva da fábula: “A
cigarra e a formiga” em slide-multimídia. Essa história foi
escolhida para o projeto por ser uma fábula escrita em várias
adaptações por diferentes autores.
-
No termino da leitura a professora fará uma breve abordagem sobre as
atividades que podem ser desenvolvidas nesse site, instigando assim,
a curiosidade dos alunos.
-
Depois das orientações, a professora solicitará aos alunos que
pesquisem vídeos e imagens da cigarra e da formiga utilizando o
google ou o site:
http://criança.uol.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm
-
Fazer a releitura coletiva da história “A cigarra e a formiga”.
-
Pedir aos alunos que reescrevam a história da cigarra e da formiga
utilizando o editor de texto writer ou word, ou
word editor de texto writer,ter, a partir de um asom.jhtm olvidas
nesse site, intrigando a
partir de uma das imagens pesquisadas por eles na internet para
ressaltar seu trabalho.
-
Durante a realização do projeto, os alunos farão algumas
atividades em sala de aula relacionadas ao tema proposto. Uma delas é
a leitura da fábula encontrada em diferentes adaptações:
narrativo, poesia, notícia... E farão à interpretação escrita de
cada texto lido.
-
Os alunos farão à leitura da versão narrativa da fábula e farão
à reprodução da história através de uma história em quadrinhos.
-
Em uma das atividades, a professora pedirá aos alunos para ilustrar
e colorir a fábula.
-
O professor pedirá aos alunos que se dividam em grupos e que cada
equipe faça uma dramatização da fábula ou de uma das adaptações
da mesma.
-
Finalizadas as atividades propostas, a professora pode coordenar uma
socialização entre os alunos, usando a história “A cigarra e a
formiga” para debater questões sobre valores morais.
-
Exposição oral e visual sobre o que é, e qual a finalidade de se
usar um blog.
-
Criar um blog para postar os trabalhos da turma.
- Pesquisar na internet (Google) imagens, escolher uma e
postar no blog da turma;
- Dar um título para a imagem e postar uma reflexão
sobre ela, e se for necessário fazer as configurações necessárias:
fonte, cor da fonte...;
- Visualizar o blog e ver as imagens postadas;
- Escolher uma imagem postada pelos colegas e postar um
comentário;
- Visualizar o blog e ler os comentários postados.
Materiais
utilizados:
_
Computador com acesso a internet;
_
Data –show;
_
Impressora;
_
Máquina fotográfica;
_
Livros;
_
Folhas de sulfite;
_
Lápis de cor;
Avaliação
-
O processo avaliativo será feito através da participação diária
e interesse dos alunos pela leitura e pelo desenvolvimento das
atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário